O trabalho criou uma técnica que consiste em uma coleção de atividades lúdicas para ensinar conceitos computacionais
Na Universidade Federal do Amazonas (UfAM), um grupo de professores e alunos dos cursos de Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação desenvolveu o projeto 'Computação Desplugada: Ensinando Computação sem Uso de Computadores'.
O trabalho criou uma técnica que consiste em uma coleção de atividades lúdicas para ensinar conceitos computacionais sem a necessidade de computadores. Entre as atividades planejadas por meio de brincadeiras estão números binários, representação de imagens, compressão de texto, detecção e correção de erros, algoritmos de busca e de ordenação, autômatos de estados finitos e linguagens de programação. Os jogos foram desenvolvidos por dez graduandos de Manaus e de Itacoatiara (distante 176 quilômetros da capital) e apresentados para estudantes de escolas públicas das duas cidades.
Sobre o Pop CT&I
O Programa financia a produção e distribuição de materiais educativos de CT&I e a realização de eventos de Popularização da Ciência, prioritariamente no interior do Estado do Amazonas, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas.
(FAPEAM)
Fonte: Jornal da Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário