HISTÓRICO



Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal RJ – 06

O Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO, criado em Julho/1997, executado no âmbito do Ministério da Educação, atualmente denominado Programa Nacional de Formação continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO (Decreto N° 6.300, de 12 de Dezembro de 2007), se desenvolve por meio de parceria com os governos estaduais e municipais e visa a promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas de todo o Brasil. Prioriza a formação de professores e educadores em um processo que integra o domínio da tecnologia, das teorias educacionais e da prática pedagógica com o uso dessas tecnologias. 
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro participa do Programa desde 1998.

Os Núcleos de Tecnologia Educacional são estruturas, dentro das Secretarias Municipais, dotadas de infraestrutura de informática e comunicação, com equipes de educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software, capacitados pelo PROINFO para auxiliar as escolas e apoiar a Secretaria na gestão da informação do campo.

No Rio de Janeiro, o NTM está vinculado à Gerência de Mídia-Educação e tem como meta atuar, de acordo com as diretrizes do PROINFO e de modo articulado à política pública da SME para o setor, favorecendo a apropriação crítica das Tecnologias da Informação e Comunicação, pela comunidade escolar, em cada escola.

Atualmente, O NTM que tinha sua Sede na Escola Municipal Visconde do Rio Branco (9ª CRE) foi transferido para a Escola de Formação Professor Carioca Paulo Freire.


Da parte administrativa 

A equipe do NTM em sua formação inicial foi composta por três multiplicadores e um técnico com formação especializada para desenvolver práticas pedagógicas apoiadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Atendendo as diretrizes do programa a equipe do NTM tem participado das capacitações continuadas, realizadas pelo MEC/SME, com o objetivo de manter a equipe atualizada para desenvolver o trabalho. 

Equipe do NTM

-  Valéria Preza (Coordenadora)

Multiplicadores

Em sua formação inicial, este Núcleo era composto pelas seguintes profissionais:

- Angela Lage de Araújo
- Ângela Maria Ferreira Rego
- Simone Pedrosa Áster 

Em 2011, a equipe do NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal) é formada pela professora multiplicadora Tânia Amaral, com formação especializada e conta também com o suporte de uma colaboradora, a educopedista Lívia Andrade.

De 2012 a 2015, o NTM (antigo NTE, que foi municipalizado), contou com três Multiplicadoras:
                                                                                                         
- Cristiane Rodrigues Manhães
- Márcia Cristina Alves
- Tania Regina Pinto Amaral

Atualmente, o NTM conta com a Multiplicadora:

Andréa Fonseca
Manutenção e Equipamentos
A estrutura tecnológica do Núcleo de Tecnologia Educacional RJ-06/NTM recebeu em 2009/2010 dois novos laboratórios considerando as diretrizes do Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO que dotou as escolas com laboratórios com Sistema Operacional Linux. Estes substituíram na época os antigos, que estavam defasados e não vinham mais atendendo às necessidades de trabalho do Núcleo.

Em 2015, o NTM recebeu cinco computadores do Pregão 23/2012 com o Sistema Operacional Linux Educacional 5.0.

O Núcleo, inicialmente funcionava na EM Visconde do Rio Branco e era assistido pela equipe de suporte técnico de Informática da 9ª E/CRE na manutenção dos laboratórios enviados pelo Governo Federal através do MEC/SEED e DITEC (Departamento de Infraestrutura Tecnológica).

Em 2016, com Sede na Escola de Formação Carioca Professor Paulo Freire vem sendo assistido pela equipe de suporte técnico da Escola de Formação.

Das Ações pedagógicas, das capacitações e da participação da Equipe do NTM em Encontros, Reuniões e Eventos.
  • Participação na capacitação da nova plataforma e-Proinfo, oferecido pelo MEC/SEED/UNDIME – RJ;
  • Elaboração do Projeto Político Pedagógico – Plano Tecnológico Educacional de uso das TIC, solicitado pelo MEC/SEED/UNDIME – RJ;
  • Planejamento pedagógico de curso on-line e presencial do PROJETO UCA – Um computador por Aluno;
  • Planejamento pedagógico de cursos on-line, semipresenciais, realizado durante os encontros com a Coordenação e as equipes dos NTEs do Estado do Rio de Janeiro;
  • Parceria com a Sala de Leitura de modo a promover a convergência de mídias e tecnologias disponíveis na escola desenvolvendo os seguintes projetos:
- Projeto Leituras Virtuais: Um mundo de ideias... Tem como objetivo apoiar o trabalho da Sala de Leitura da E.M. Visconde do Rio Branco. A parceria vem sendo realizada de acordo com os projetos desenvolvidos pela escola durante o período letivo, possibilitando uma dinâmica de participação que envolve as diversas áreas do conhecimento, professores de diversas disciplinas e alunos. A proposta das atividades, realizadas de forma síncrona e assíncrona, se apoiaram na utilização das mídias e tecnologias da informação e comunicação.
As interações virtuais sobre o PASSEIO AO ZOOLÓGICO e PROJETO GIBITECA está no blog http://leiturasvirtuais.zip.net/;
  •  Pesquisa orientada na internet com o objetivo de atender aos projetos articulando os conteúdos desenvolvidos pelos professores em sala de aula;
  • Projeto de inclusão digital dos Professores da E. M. Visconde do Rio Branco, através da Capacitação dos Professores da U.E. nos Horários Complementares. A Inscrição dos professores nos cursos de Informática Educativa ocorre de forma voluntária. Este projeto pretende levar ao conhecimento dos profissionais os Recursos Básicos de Linux e Br Office para serem trabalhados no Laboratório de Informática Educativa;
  • Oficina “O lixo de Luiz Fernando Veríssimo”; 
  • Oficina sobre as possibilidades do PowerPoint – para professores da E.M. Visconde do Rio Branco;
  • Programa Aluno Integrado; 
  • PESQUISAS: Parte do nosso trabalho tem sido dedicada a colaborar na produção de material solicitada por grupos de alunos da escola no decorrer dos anos. Este trabalho tem sido realizado a fim de atender a uma situação provisória em caráter emergencial – Laboratório de informática dos alunos em manutenção e sem conexão com a internet;
  • Oficina de Histórias em quadrinhos para alunos;
  • Formação do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) e  Plataforma E-Proinfo: Escola Municipal Madri;         
  • Formação para o uso do Projetor Proinfo: Escolas que receberam o equipamento;
  • Oficinas: Blog; Gravação de CD e DVD; Como baixar vídeos do YouTube;               
  • Cursos do Proinfo Integrado: Introdução à Educação Digital; Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC; Elaboração de Projetos, Formação de Alunos Monitores Tecnológicos (Itinerante); Formação para Professores da Educopédia: Transformação 2.0, Transformação 3.0, Pé de Vento e outros;
  • Acompanhamento, instalação e apresentação das Lousas Digitais;
  • Acompanhamento de formações realizadas pelas CRE e SUBTE no espaço do NTM;
  • Formação sobre e-mails e Oficina de Blogs;
  • Capacitação da Lousa Digital por CRE;
  • Projeto Piloto do FazGame;
  • Acompanhamento nas Formações das CRE e equipe Educopédia/Rioeduca no espaço do NTM;
  • Formação de Alunos Monitores Tecnológicos (EM Visconde do Rio Branco);
  • Curso de BrOffice Calc / Excel para Supervisoras do Projeto Escolas em Foco  (EPF).




Um comentário:

  1. PARCERIA GRATUITA sobre uma rede social de conhecimento que utiliza games no aprendizado.

    https://www.efuturo.com.br

    Efuturo é uma Rede Social de Conhecimento, Ensino, Aprendizado Colaborativo, Jogos Educativos, Espaço Literário e Interação Online.
    Criem jogos EDUCATIVOS sem precisar programar e compartilhe nas: Redes sociais, sites, blogs, Google Sala de Aula e nas Plataformas de EAD que você costuma utilizar.É uma plataforma que permite criar turmas, adicionar conteúdos e gerenciar alunos.Tudo simples, fácil e divertido. Desenvolvido por professores para professores e alunos.
    O eFUTURO já começou!

    Cláudio Joaquim
    +55 21 96456-8166 (Nextel)
    +55 21 97466-1288 (Somente Whatsapp)

    ResponderExcluir