sexta-feira, 12 de abril de 2013

Educação e Tecnologia

A INTERNET NO COTIDIANO DOS JOVENS BRASILEIROS

Brasilina Passarelli

Brasilina Passarelli

Professor Titular CBD/ECA/USP

Chefe do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP

Coordenadora Científica do NAP Escola do Futuro/USP

      O Núcleo de Pesquisa Escola do Futuro – USP vem acompanhando , ao longo de seus quase 25 anos de existência, uma profunda transformação nas formas de interação e produção do conhecimento entre os jovens, que têm sido protagonistas do universo digital emergente e em crescente expansão. Em nosso mais recente survey acerca do comportamento de crianças e jovens diante das telas: televisão, computador, celular e games - lançado como livro impresso e como ebook “Gerações Interativas Brasi: crianças e jovens diante das telas ” (2012) em parceria com a Fundação Telefônica, observamos que 75% dos jovens navegam na rede de internet, tenham ou não internet em casa. O uso convergente dos celulares, computadores e televisores são traços característicos desses nativos digitais que buscam conciliar a construção do conhecimento com a diversão.

Descompassos podem ocorrer quando estes se comunicam com seus professores, muitos deles babyboomers ou indivíduos da geração X. Resultado: nenhum professor usa internet em aula segundo relato de 40% dos jovens, e apenas 11% aprenderam a navegar com um professor. Estes mesmos jovens também são pouco observados pelos pais: 32% deles não observam a navegação dos filhos na internet. Só esses dados já são capazes de ilustrar a complexidade e os desafios que se fazem presentes nesse diálogo geracional, pois revelam importantes conflitos que a presença transversal da internet provoca no cotidiano contemporâneo. Novas pesquisas se fazem necessárias para que continuemos buscando conhecer as literacias digitais emergentes dos jovens no contemporâneo conectado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário