O Ministério da Educação – MEC está elaborando, em conjunto com secretarias, organizações sem fins lucrativos e empresas, uma plataforma nacional digital para a educação básica. A ideia é oferecer aulas digitais com objetos de aprendizagem variados (vídeos, textos e jogos), e um conteúdo esquematizado, de modo que cada rede ou escola organize seu currículo. A ferramenta começou a ser desenvolvida em fevereiro e deve ser lançada no início de 2014.
A plataforma será equipada com aulas prontas, divididas em três níveis de complexidade, e com ferramentas de customização e criação de novas atividades, áreas de compartilhamento e orientações para os professores. O portal deve contar ainda com um sistema de avaliação que, além de monitorar o que o aluno aprendeu, já o direcione para um exercício ou conteúdo específico.
O plano inicial era começar a construção do projeto com uma plataforma voltada para os anos finais do ensino fundamental. Mas, por conta da preocupação do governo federal com o ensino médio, essa etapa também será contemplada. O conteúdo dessa nova plataforma será organizado de acordo com as expectativas de aprendizagem baseadas nos descritores da Prova Brasil.
Além de prever a produção de conteúdo especialmente para formar o portal, o projeto também deve reunir iniciativas bem-sucedidas realizadas pelo país. Uma delas seria a Educopédia, plataforma utilizada em uma escola pública do Rio de Janeiro.
Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Blog Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário