Títulos abordam temas como educação infantil, uso de
tecnologia na sala de aula, políticas públicas e pesquisas científicas.
Eles não têm o velho charme nem aquele familiar cheiro de
papel, mas para quem busca praticidade, os livros online podem ser bons aliados
na hora de investir na atualização profissional. Na área da educação, há
diversos e-books disponíveis gratuitamente que contribuem tanto para a atuação
quanto para a formação docente. Assim, selecionamos dez títulos que abordam
temas como educação infantil, uso de tecnologia na sala de aula, políticas
públicas e pesquisas científicas. Os livros podem ser baixados na web no
formato PDF ou em smartphones, via PlayStore.
1. Aprendizagem e comportamento humano
Tendo como cenário a inclusão social e escolar, o livro trata dos processos de
aprendizagem e comportamento na vertente pedagógica e clínica.
Autores: Tânia Gracy Martins do Valle; Ana Cláudia Bortolozzi Maia
Páginas: 225 Editora: Unesp
2. Tecnologias digitais na educação
O livro é uma compilação de artigos que resultaram das monografias da primeira
turma do curso de Especialização em Novas Tecnologias na Educação. Entre os
temas tratados estão vídeos e jogos digitais, a tecnologia a serviço da
inclusão e tutoria na educação a distância.
Autores: Robson Pequeno de Souza; Filomena M. C. da S. C. Moita; Ana Beatriz
Gomes Carvalho
Páginas: 276 Editora: Eduepb
3. Educação universitária: práxis coletiva em busca de veraz qualidade e de precisa cientificidade
Composto por seis capítulos, o e-book aborda a prática sócio-seletivista da
universidade, problematiza a qualidade e a cientificidade da educação
universitária e apresenta um estudo de caso da educação universitária em
Barreiras e no extremo-oeste da Bahia.
Autor: Pedro Bergamo
Páginas: 296
Editora: Eduepb
4. Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas
Os desafios que a contemporaneidade apresenta para a formação dos profissionais
da educação é o tema central do livro, que trata também da atualidade do
pensamento de Freinet, Vigotsky e Paulo Freire.
Páginas: 400
Editora: Edufba
5. Ciência, universidade e ideologia: a política do conhecimento
Estão presentes no livro assuntos como ciência, tecnologia, tecnocracia e
democracia; política científica; universidade, ciência e subdesenvolvimento; e
espaço acadêmico.
Páginas: 142
Editora: Centro Edelstein
6. Políticas públicas para a educação infantil no Brasil (1990-2001)
Marcado por intensas reformas educacionais, o período de 1990 a 2001 é
investigado no livro pela perspectiva do discurso veiculado na imprensa e na
forma como os professores-leitores aprenderam esse discurso.
Autores: Jani Alves da Silva Moreira; Angela Mara de Barros Lara
Páginas: 246
Editora: Eduem
7. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais
Focado na educação infantil como um dos direitos da criança, o e-book trata de
políticas públicas para a infância, analisando as concepções de criança, seus
direitos e educação infantil.
Páginas: 193
Editora: Unesp
8. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuição para a formação de professores crítico-reflexivos
Considerando fundamental o protagonismo dos professores na inserção de mudanças
nas práticas e nos currículos escolares, os autores trabalharam com uma amostra
de 533 docentes, indicando propostas para efetivação de políticas de formação
contínua.
Autores: Cristiano Amaral Garbaggi Di Giorgi; Monica Fürkotter; Yoshie Ussami
Ferrari Leite; Vanda Moreira Machado Lima; Naiara Costa Gomes de Mendonça;
Maria Raquel Miotto Morelatti
Páginas: 139 Editora: Unesp
9. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e práticos
Com base em pesquisas desenvolvidas a partir dos anos 1990, o livro preocupa-se
com a formação e a atuação docente, partindo da racionalidade da constituição
do trabalho docente em sala de aula.
Páginas: 114
Editora: Unesp
10. Pesquisa em educação escolar: percursos e perspectivas
Os grandes temas do livro são a responsabilidade e o compromisso da escola com
o mundo em que vivemos. A partir disso, os autores tratam de políticas
públicas, formação de professores, valores e educação, e práticas educativas.
Autores: José Milton de Lima; Divino José da Silva; Paulo Cesar de Almeida Raboni
Páginas: 357
Editora: Unesp
Fonte: Revista de Educação UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário