ARTIGO PROF.NELSON PRETTO NO SITE DA MULTIRIO
A tecnologia tem que ser
mais que uma ferramenta. Quando as pessoas pensam sobre o uso da tecnologia da
educação, associam esse uso apenas a uma “tecnologia educacional”, reduzindo
sua função. A internet e os computadores são tecnologias proposicionais, de
escrita do mundo.
Quando
a televisão começou a trabalhar com Educação, simplesmente exibindo aulas,
ficou monótono. Televisão tem uma linguagem, tem uma sintaxe. Sua relação com a
Educação é muito importante e não pode ser reduzida àquilo que não desejamos
mais que seja a sala de aula.
Com
a internet e o computador não é diferente. Quando a meninada se apropria dessas
tecnologias, passa a utilizá-las para muito além de simplesmente fazer um dever
de casa. Compreender a tecnologia como fundamento ou como estruturante de outra
forma de relacionamento com o mundo é absolutamente prioritário. E, para isso,
deve-se ter uma concepção de Educação que dê um salto qualitativo, que forme um
cidadão crítico.
No
processo estruturante, a escola deixa de ser apenas um lugar onde o aluno vai
consumir informação e torna-se um espaço de produção de culturas e de
conhecimentos, um espaço plural – não uma única cultura, uma única ciência. A
tecnologia possibilita as interações com múltiplas culturas, com múltiplos
conhecimentos, e a produção de tudo isso é a riqueza da escola, é no que ela
deve se constituir.
FONTE: MultiRio
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