Metodologia criada pelo Instituto
Inspirare reúne dicas para a organização de oficinas que promovam colaboração
entre escolas e empresas
por Vinícius de Oliveira
A relação entre educadores e
empreendedores é essencial para o desenvolvimento de soluções digitais que
impactem o aprendizado e a concretização de inovações educacionais na escola.
Embora todos trabalhem com educação, eles têm referências diferentes, enfrentam
rotinas diversas e até falam cada um de um jeito. Foi pensando nisso que o Porvir/Inspirare,
em parceria com Criamundi, lançaram o toolkit Apreender na Prática
– Como promover conexões produtivas entre empreendedores e educadores,
disponível no especial Apreender,
do Porvir,
que orienta a organização de oficinas com a participação dos dois públicos.
A
apresentação do guia aconteceu durante o 11º Conecte-c,
evento realizado pelo CIEB (Centro para Inovação da Educação Brasileira),
que reuniu nesta terça-feira (5) cerca de 70 integrantes do ecossistema de
educação, como empreendedores, gestores, educadores e pesquisadores. Para
discutir os desafios e o os benefícios da aproximação entre educadores e
empreendedores, participaram da discussão Felipe Correia, fundador da Eduqa.me,
plataforma digital para gestão pedagógica da escola, Andrezza Amorelli,
diretora do Colégio Elvira Brandão, que fica em São Paulo, e Márcia Padilha,
fundadora da Criamundi.
Primeiro
a tomar a palavra, Correia lembrou dos primeiros passos da Eduqa.me, quando
precisava convencer seu público-alvo que toda a papelada envolvida no dia a dia
da escola, da diretoria à sala de aula, poderia ser trocada por um processo
totalmente online, até para facilitar a comunicação com os pais. “É um desafio
para as escolas mostrar como é o desenvolvimento de linguagem em uma turma de
maternal. A Eduqa.me consegue tornar essas informações visíveis para a direção
e coordenação e dá agilidade para o professor”.
Para
essa mensagem chegasse sem ruídos, a saída foi iniciar uma aproximação virtual
(por meio do blog Na Escola)
e presencial com os professores, incluindo uma das oficinas Apreender na
Prática, em 2016. “A gente só conseguiu chegar a 100 mil visitas ao blog porque
sentamos com mais de 150 professores de escolas públicas e privadas para
entender as dores que eles tinham e melhorar a plataforma”, disse Correia. Como
resultado, a Eduqa.me descobriu certas peculiaridades da vida do professor e
preparou suas vendas e entrevistas para depois das 19 horas, quando acaba o
expediente nas escolas.
Quem
está na escola
Pelo
lado do gestor, Andrezza Amorelli, diretora do Colégio Elvira Brandão, que
recentemente escreveu um artigo para o Porvir,
trouxe a experiência de quem encontrou sobreposição de ferramentas digitais
sendo usadas em sua escola e decidiu enxugar a lista de parceiros investigando
o porquê de suas escolhas.
O
Elvira trabalha baseado em tem três grandes pilares, que orientam todo o
projeto pedagógico: metodologia de projetos, metodologias ativas e cultura
maker. Para atendê-los, Andrezza admite ser inviável desenvolver ferramentas
internamente, mas é possível escolher usá-los como filtro para qualificar a
compra.
“Quando
a gente vê que existe alinhamento com o propósito, rodamos um piloto. Foi assim
que fizemos com a Guten News.
Chamamos as professoras, vimos que fazia sentido e colocamos para esse ano”,
afirma.
Engana-se,
no entanto, quem pensa que o relacionamento entre empresa e escola acaba na
assinatura do contrato, que Andrezza chega a comparar a um “casamento”. “Você
precisa ter alguém que tenha disponibilidade para viver a experiência da
escola. Pacote pronto não adianta. O que funciona são os propósitos e os
pilares, porque você não pode parar todos os processos de uma escola para
adequá-los à ferramenta”, resume.
Oficinas
Ao
final do encontro, Márcia Padilha organizou uma atividade em grupos que simula
uma das fases da oficina Apreender na Prática, que foram criadas e prototipadas
pelo Inspirare em 2016, em parceria com Inketa, The Impact Hub e
Artemísia. Tratam-se de encontros presenciais estruturados para professores e
gestores de escolas conhecerem, avaliarem e validarem soluções de empresas de
tecnologia na educação. No recém-lançado toolkit, sua metodologia é
compartilhada para facilitar a organização de encontros semelhantes, de forma
autônoma, por outras instituições envolvidas no ecossistema de empreendedorismo
em educação. Segundo Tatiana Klix, editora do Porvir presente
no lançamento, a disponibilização desse material tem o objetivo de ampliar as
possibilidades de colaboração entre esses públicos.
FONTE: PORVIR
FONTE: PORVIR
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