sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Videoaula é Publicada Em Blog Para Alunos Estudarem Em Casa



O Jornal Nacional apresentou uma professora da rede estadual gaúcha. Os alunos adoram o jeito que ela encontrou de ensinar matemática.

A aula terminou, mas a professora continua ensinando para uma sala vazia. A lição extra é gravada. No tripé improvisado, a câmera vira material didático.

Com a ajuda da câmera, a Lia dá aulas mesmo longe da escola. Quando chega em casa, ela publica o vídeo que produziu em um blog na internet. Assim, o conteúdo está sempre disponível. 

Mas como atrair a atenção dos alunos? O segredo está no conteúdo desse blog.

Na página que ela criou, os estudantes são as estrelas: eles soltam a voz na canção sobre matemática, e exibem fotos com as provas nota dez. 

“Vocês já entraram no blog para ver as fotos de vocês?”, pergunta o repórter. 

“Sim, claro, eu sou bonito, né”, diz um aluno. 

O truque das fotos funciona. O aluno se vê na internet e aproveita para aprender com a vídeoaula, jogos e exercícios. Em dois anos, são mais de 23 mil acessos. 

“Hoje em dia os alunos ficam muito tempo na internet. Eu criei o blog com isso. 

Se eles perderam um pouquinho deste tempo, uma duas, três horas, 15, 20 minutos eles percam no meu blog, vendo atividades educativas, já está de bom tamanho”, declara Lia Moreira Figas, professora de matemática.

Uma vantagem para a turma do sexto ano, que passou a estudar até pelo telefone celular. 

“Quando na aula tu não entende, tu pode ir no blog e ver o vídeo para entender melhor a matéria”, diz um aluno. 

“Achei também atividades para a gente fazer, pra gente se reforçar mais, para passar de ano”, afirma a aluna Ketrin de Souza. 

Para fazer o blog, Lia aproveitou o conhecimento que tinha do antigo trabalho como fotógrafa, que, aliás, rendia mais dinheiro, mas não tinha, para ela, o encanto de uma sala de aula. “Ser professora é uma benção. Receber o carinho dos alunos e eles sempre na tua volta querendo falar contigo, não tem serviço melhor, não tem emprego melhor”, diz a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário