segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

5 Motivos Para Cursar Educação a Distância



Com mais de 12 anos de experiência na área, Liliam Silva, do blog Educação a Distâncialistou 5 motivos para escolher um curso online no lugar do presencial. Leia abaixo:
O mundo hiperconectado que vivemos atualmente é detentor de um volume de informações disponíveis nos mais diversos formatos midiáticos distribuídos por toda a internet. Este fato, gerador de inúmeras conexões, compartilhamentos, trocas entre todos faz com que novos conhecimentos surjam, assim como novas práticas, ideias, produtos e até mesmo contextos sociais dos mais variáveis possíveis.
Aulas pela modalidade à distância estão se tornando cada vez mais acessíveis e portanto muito populares, conquistando um público que agora solicita a aquisição de conhecimento através de uma formação formal e que dê a possibilidade de ingresso ou de novas oportunidades no mercado de trabalho.
Top 5 vantagens para estudar EaD. Vamos a elas?
1. Menor custo para o aluno em relação ao estudo presencial
Os custos de cursos a distância nas instituições de ensino superior atualmente são em torno de 10% a 40% mais baratos do que cursos presenciais, segundo dados do Inep 2012. Os preços convidativos ofertados pelas instituições por conta de economia em infraestrutura, como por exemplo aquisição de prédios, uso de salas de aula físicas, gasto com manutenção, passam a ser um forte estímulo à modalidade. Desta forma os cursos a distância são muito interessantes no sentido monetário para o aluno, pois o investimento na modalidade se traduz em economia, pois não há gasto com transporte e alimentação por não ter que se locomover até o local de aulas presenciais no dia-a-dia.
2. Qualidade de vida entre vida profissional e vida acadêmica
No mundo atual há uma gama enorme de pessoas que trabalham e ao mesmo tempo estudam, e desta forma a educação a distância colabora na qualidade de vida das pessoas que vivenciam este estilo de viver. Estudar de casa ou do trabalho possibilita o não enfrentamento de trânsito como também de horas alocadas dentro de uma sala de aula presencial. O aluno online tem liberdade em estudar dentro do seu próprio tempo, desde que atenda o cronograma do curso, que é composto por datas de envio das atividades que valem nota, e a presença física no local de provas com dia e hora marcados.
3. Gerenciamento do tempo com a total autonomia
Estudar a distância gera ao aluno a liberdade de agendar o seu estudo nos dias, horários e locais que nomeie conforme as suas necessidades pessoais, o que se torna difícil quando estuda-se presencialmente e tem que se frequentar um campus universitário diariamente. Esta autonomia dada pela educação a distância, que já é uma grande vantagem, também solicita ao aluno maturidade emocional para administrar bem o seu tempo que necessariamente não significa estudar arduamente, mas significa estudar de forma mais inteligente. O aluno online deve perguntar-se sempre: Em que devo me concentrar?; Qual o meu objetivo?; O que devo evitar/eliminar para aumentar meu tempo produtivo?; Os resultados estão como planejei?;
4. Desenvolvimento de atividades atraentes ao mercado de trabalho
Alunos formados pela modalidade de educação a distância cada vez mais tornam-se interessantes ao mercado de trabalho contemporâneo. Muitos gestores alegam que as competências desenvolvidas pela modalidade EaD vão ao encontro das necessidades de mercado como: fluência digital, planejamento, lidar com o feedback, administração do tempo, motivação pessoal, trabalho em equipe, comunicação, organização, reflexão e autonomia.
5. Manter-se atualizado(a) através da busca por inovações
O aluno online adquire o domínio da tecnologia, assim como a permanente iniciativa de se posicionar ativamente e de maneira participante frente aos avanços tecnológicos. Manter-se atualizado em relação às inovações tecnológicas passa a ser algo da rotina deste aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário