quinta-feira, 27 de março de 2014

Como um jovem gaúcho está contando a História da Arte através dos videogames



Criador dos jogos Painters Guild e Avant-Garde, Lucas Molina conta como obteve sucesso do Steam Greenlight e transformou um artigo acadêmico em videogame.

Lucas Molina está criando dois jogos. Com exceção das músicas, o gaúcho de 24 anos é responsável por toda a criação de Painters Guild, um jogo sobre gerenciamento de uma guilda de pintores na Itália Renascentista do século 15 e Avant-Garde, um RPG que reproduz a cena artística da Paris do século 19. Molina também é professor de História em uma escola estadual em Porto Alegre e, em seu projeto de mestrado na UFRGS, estuda de que forma os videogames poderiam contribuir para a divulgação e preservação histórica.
Ambos os jogos são também projetos muito pessoais para Molina. Não fosse a combinação de seu gosto e conhecimento das artes plásticas, videogames e História, Painters Guild e Avant-Garde jamais existiriam. "Acho que a grande vantagem dos jogos indies é que eles podem ser pessoais", me contou Molina em uma troca de mensagens online. "O público alvo do Painters Guild sou eu. Se alguém mais gostar, que bom. Por sorte, e para a minha surpresa, parece ter bastante gente interessada em simuladores de história da arte." Painters Guild foi aprovado no começo do ano no Steam Greenlight, chegando à 10ª posição entre os mais de 1,5 mil jogos inscritos no sistema, um sucesso que ele considerava inimaginável. Arelação completa dos dados e estatísticas, divulgado por Molina, mostra uma supreendente performance no sistema de aprovação da Valve para o Steam.

Reprodução
Lucas Molina
A versão alpha de Painters Guild, uma espécie de demo simplificada da versão final, pode ser jogada gratuitamente no site oficial do jogo. Seu desenvolvimento está a todo vapor - Molina recentemente o enviou para concorrer no BIG Festival, que acontece em São Paulo em maio. Sua previsão é que Painters Guild chegue ao Steam em meados de agosto, em Acesso Antecipado - ou seja, com algumas funções e correções sendo implementadas em tempo real, até o lançamento da versão final.
O historiador conta que sequer sabia fazer jogos quando teve a ideia de criar Painters Guild e Avant-Garde. A oportunidade veio recentemente, quando um professor do mestrado sugeriu que os alunos fizessem o que quisessem, desde que tornassem a História pública. Do seu gosto pelos jogos "históricos", como Civilization, surgiu a ideia de criar jogos como forma de divulgação histórica.
"Eu queria fazer um jogo que simulasse o mercado da arte: artistas, quadros, compradores, tudo isso. Foi esse desejo que me motivou a aprender a desenvolver jogos. Fiz vários projetos mais simples até me sentir confiante na minha habilidade para criar o Painters Guild, que eu comecei em julho de 2013."

Para saber mais acesse: Arena IG

Fonte: IG Arena

Nenhum comentário:

Postar um comentário