Pelo celular, alunos aprendem filosofia em escola pública de Nerópolis
(Foto: Paula Resende/ G1)
Sistema foi feito com a ajuda de estudantes de uma escola pública de
Goiás.
Resultado rápido surpreendeu a
instituição, que pretende ampliar o projeto.
A relação entre um professor com
ânsia de mudança no sistema de educação e alunos dispostos a ajudar
revolucionou as aulas de filosofia de uma escola pública de Nerópolis, na
Região Metropolitana de Goiânia. Juntos, eles desenvolveram uma plataforma
virtual para estudar a disciplina. Acessado por computador ou de qualquer
aparelho de celular com acesso à internet, o sistema trouxe resultados
surpreendentes e foi a solução para evitar o uso indevido de telefone na sala
de aula. “Não tinha interesse nenhum pela filosofia. Mudou completamente minha
visão e fez com que eu passasse a ver o mundo com outros olhos”, afirma o
estudante Josué Ricardo Ferreira Gomes, de 17 anos.
Formado em filosofia, biologia, teologia e com especialização em direitos humanos, Gilberto Ramos Ribeiro, 39, é professor há quatro anos. Mesmo quando não lecionava, sonhava em mudar a forma de ensino. “A escola ainda é a mesma de 80 anos atrás. Essa concepção de escola cerceadora e arcaica me atormentava. Sabia que podia mudar isso”, afirma.
Um passo para essa mudança foi o desenvolvimento da plataforma. No site, os alunos são registrados e têm acesso ao tema de cada aula com antecedência. O professor disponibiliza textos e, ao final da leitura, os estudantes têm que responder um teste, que tem um tempo limite para ser feito, conforme a quantidade de perguntas. Às vezes, as respostas são objetivas e outras, dissertativas.
“Avalio o aluno por ali também. Extraclasse, ele tem que ler e responder às questões para ganhar nota. O dispositivo acusa quem fez ou não, por isso é exclusivo dos nossos alunos. Depois, em sala de aula, a gente discute o tema e faz outras atividades. Temos uma aula presencial por semana. Com o sistema, o tempo de estudo de filosofia quase triplicou”, explica Gilberto.
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Fonte: G1 - Goiás
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