segunda-feira, 5 de maio de 2014

Google Chromecast chega ao Brasil neste mês

Rafael Kato


Em entrevista, vice-presidente de produtos Google Mario Queiroz afirma que Chromecast pode revolucionar o consumo de vídeos online

São Paulo - Com o tamanho de um pen drive e a promessa de revolucionar o consumo de vídeos online, o dispositivo de streaming Chromecast chega ao Brasil no final deste mês por estimados 199 reais, diz a INFO o brasileiro Mario Queiroz, vice-presidente de produtos do Google. O executivo, que é formado pela Universidade Stanford e está na empresa de Mountain View desde 2005, explica os planos do Google para o aparelho nesta entrevista exclusiva:

Em que Chromecast se diferencia dos concorrentes, como TVs inteligentes, consoles de videogame e a Apple TV e como acredita que ficará o mercado após a entrada do seu produto no País?
Eu prefiro começar conversando sobre como nós fizemos o design do Chromecast, que foi pensado diretamente no usuário final. Por ter trabalhado nos primeiros smartphones Android e ter assumido lá trás a responsabilidade pelo Google TV, nós aprendemos uma coisa importantes: a área de smart TV precisava de uma mudança. 

O Google precisava trazer mais simplicidade para essa área de produto. Simplicidade em termos de configuração. Muitas das smart TVs são difíceis de configurar. Nosso objetivo foi o seguinte: o usuário precisaria levar cinco minutos ou menos do momento em que pegar a caixa do produto até o momento em que ele estiver assistindo ao primeiro vídeo. Ainda mais importante que isso, pensamos em desenvolver um produto com modelo de interação que requeresse aprendizagem zero do usuário. 

A melhor forma para isso foi usar uma interface que as pessoas já conheciam: a dos smartphones. Se você for pensar em termos de interface do usuário, a única coisa que nós do Google introduzimos foi um botãozinho. Não foi tanto sobre como se diferenciar da concorrência, mas qual produto será especial para o usuário.

E de alguma maneira abolir o uso do controle remoto, não?
Exatamente. O Chromecast é uma extensão da experiência nos aparelhos que o usuário já conhece. A nossa visão é que o produto seja uma extensão de todo o conteúdo. Não foi que a gente quis abolir o controle remoto, nós nem pensamos no controle remoto.

Mas como foi a criação do produto?
A gente começou numa lousa em branco e foi um processo de inovação interessante. Começamos do zero mesmo. Tínhamos uma equipe experiente e tivemos a oportunidades de criar algo greenfield, como diríamos em inglês. Foi uma espécie de startup dentro do Google que cresceu aos poucos.

Mas como vocês enxergam o produto no mercado?
Nós vemos vantagens enormes, como a simplicidade e o fato de ser acessível em termos de preço. O mais importante é a mágica colocar o conteúdo na tela grande. Na minha casa, por exemplo, eu troco a música na Google Play Music estando na outra sala. Não preciso estar na frente da caixa de som para isso.
Mas a nossa estratégia não é apenas o Chromecast, mas o Google Cast, esse protocolo que definimos que faz com que um aparelho com iOS ou Android possa mandar conteúdo para a televisão. É por isso que temos um SDK.

Esse SDK é para os desenvolvedores criarem seus próprios apps com a tecnologia do Google?
Exatamente. Este é o Google Cast SDK para qualquer desenvolvedor. Se você for um desenvolvedor e possuir um app de fotos, por exemplo, poderá colocar o SDK para que o usuário mande o conteúdo para a televisão. Isso é que é importante, pois quanto mais desenvolvedores mais aumenta o ecossistema.

O Chromecast é um aparelho diminuto. No futuro ele estará embarcado em outros aparelhos? Em vez de comprar dois produtos, a TV e o Chromecast, por exemplo, as pessoas diretamente uma TV com Chromecast?
Essa é a ideia. É esse o ecossistema Google Cast. Já abrimos o SDK para desenvolvedores. A gente também falou que a tecnologia vai ser embutida em outros devices dos nossos parceiros. O Chromecast é um dos aparelhos que tem a tecnologia do Google Cast. Existirão outros aparelhos também.

Quais serão os parceiros de conteúdo para o lançamento de conteúdo no Brasil?
Para o lançamento no Brasil, vamos usar a fórmula que utilizamos nos Estados Unidos e na Europa. A fórmula com conteúdo disponível na data do lançamento mais outro conteúdo que vem não muito tempo depois. Primeiro com parceiros globais, como Netflix, Rdio e Vevo, e depois parceiros locais.

Mas vocês estão conversando com canais de televisão?
Nós estamos conversando. Eu não vou poder falar ainda quais são, mas é o mesmo tipo de parceiro que tivemos nos lançamentos lá fora. O bom do Chromecast é que o dono do conteúdo não tem que criar um aplicativo novo, basta colocar o SDK do aplicativo antigo.

O Chromecast é produzido fora do Brasil?
De inicio a produção é fora. Eu espero que tenha um sucesso incrível no Brasil e com o volume de negócios aqui, nosso parceiro de fabricação não teria problema em fazer aqui.

O mercado inicial do produto me parece restrito a pessoas conectadas e que, invariavelmente, viajam ao exterior. E o produto é, de fato, muito barato lá. Custa 35 dólares. Isso não pode ser um problema, pois esse usuário pode ter acesso ao Chromecast com preço em dólares e não com o preço do Brasil?
O mercado do Chromecast no Brasil é bem maior que o mercado de pessoas que viajam para Miami e Nova York comprar o Chromecas lá. Claro, eles podem comprar lá. E o bom do produto é que ele funciona no mundo inteiro. Mas nós estamos fazendo a certificação do produto de acordo com a legislação brasileira. 

O tamanho desse mercado é o tamanho do mercado de banda larga. Quando eu penso em ver filmes, eu penso em streaming. Eu não penso mais em mídia física. Há mais TVs no mundo com entrada HDMI do que pessoas com banda larga. O problema não é número de telas. O problema é, realmente, o mercado de banda larga.

No futuro, qualquer pessoa no mundo que queira ver um conteúdo vai pensar em streaming. É por isso que estamos desenvolvendo um produto e um ecossistema para dez anos e não para um ano apenas. É por isso que queremos entrar no Brasil o mais rápido possível, justamente para que as pessoas que entendem e conhecem o produto ajudem no desenvolvimento no mercado. 

Nós vendemos mais do que esperávamos nos Estados Unidos. Mas os concorrentes não pararam de vender também. O que a gente viu foi que o mercado cresceu com o lançamento do Chromecast. Aumentamos o tamanho da pizza. Isso foi surpreendente. Estamos vendo isso também na Europa. A gente espera no Brasil tornar o mercado maior também.

Com a Copa do Mundo, muitos televisores são vendidos pelos varejistas. Há alguma estratégia para aproveitar esse boom e vender o Chromecast?
Nossa estratégia de varejo é que o Chromecast esteja associado aos smartphones, televisores, tablets e computadores. Para o lançamento, estamos fazendo a associação a diferentes produtos e temos também a possibilidade de incluir certas ofertas. Sim, ele é vendido com televisores, mas o comprador de smartphones e tablets é aquele que mais leva o produto para casa.


Fonte: Exame

50 canais do YouTube para aprender sobre qualquer assunto

Além do entretenimento, o YouTube pode ser usado para aprender sobre vários assuntos. Separamos 50 canais que prometem ensinar desde matemática até culinária.



Aprender coisas novas é maravilhoso, entretanto muitas pessoas se queixam dafalta de tempo ou dinheiro para frequentar aulas presenciais. Se esse é o seu caso, não se preocupe mais: a Universia Brasil reuniu50 canais do YouTube para aprender sobre qualquer assunto. Basta escolher um tema e encontrar o canal ideal para você. Confira e aproveite:


Sobre matemática:

Aprenda a resolver diversos exercícios de matemática com o canal criado pelo professor Mr. Robb's.


Já pensou em ter um professor de matemática disponível para esclarecer as suas dúvidas 24h por dia? Talvez isso seja difícil, mas o YourTeacher.com oferece vídeos de diversos exercícios matemáticos para ajudar o seu aprendizado.

Sobre biologia:

O Animal Planet oferece diversos vídeos sobre a vida animal e biologia.

Tal como o Animal Planet, o Nat Geo Wild disponibiliza vídeos sobre a vida animal que melhoram a compreensão da biologia.

Os vídeos do Garland Science abrangem as biologias molecular, celular, imunobiológica e do câncer. Vale a pena conferir.

Aprenda mais sobre ciências naturais, geografia e biologia com o British Geological Survey.

Saiba mais sobre a preservação das espécies animais com o Wildlife Conservation Society.

O California Academy of Sciences mostra vídeos sobre a vida animal, especialmente a marinha, e ensina mais sobre espécies e ecossistemas.

Sobre Física:

Carl Sagan foi um dos cientistas mais conhecidos do mundo. O canal Carl Sagan's COSMOS é dedicado a ele. Nele, é possível assistir à vídeos que falam desde a origem da vida até calendários cósmicos.

Saiba mais sobre física, biologia e astronomia no canal da Science Channel.

Assista a diversos vídeos sobre física e ciência.

Aprenda mais sobre física com o canal de quem mais entende do assunto: a NASA.

Descubra mais sobre a ciência com o canal do Science Magazine.

Sobre química:

Todas as semanas, um novo vídeo sobre um elemento da tabela periódica é lançado.

Sobre história, sociologia e direitos humanos:

Quem melhor para falar de história que o canal do History Channel? Conheça a história por trás dos maiores acontecimentos mundiais, descubra curiosidades e muito mais!

Este é o canal da Organização das Nações Unidas (ONU). Nele, você pode assistir à vídeos que debatem questões históricas da formação social até problemas enfrentados atualmente.

Com vídeos sobre questões provocantes, o Media Education Foundation encoraja debates.

Confira acontecimentos marcantes na história e na política do mundo todo com o CitizenTube.

19 - Witness
O Witness recebe vídeos colaborativos do mundo todo sobre histórias pessoais de abuso, a fim de mostrar os problemas sociais a serem enfrentados.

20 - WHO
WHO é a sigla de the World Health Organization e seus vídeos mostram as iniciativas globais para combater a diarreia.

21 - UNICEF
O canal da UNICEF mostra diversos vídeos sobre a situação social de pessoas do mundo todo, bem como iniciativas que estão sendo tomadas para melhorar condições que contrariam os direitos humanos.

O Feministing busca educar os espectadores sobre os direitos da mulher.

Sobre pinturas e obras de arte:

23 - Museu de Arte Moderna (MoMA)

O canal do YouTube do MoMA, de Nova York, apresenta vídeos sobre os artistas contemporâneos e novidades no mundo da arte moderna.


24 - Museu de Arte Nacional Cooper-Hewitt

Dedicado ao design histórico, o canal do museu apresenta o impacto do design na vida cotidiana.


25 - Metropolitan Museum of Art

O canal do MET, como é conhecido este museu, possui vídeos sobre exposições, obras e a história da arte.

Sobre cinema:

26 – American Film Institute

O canal do YouTube do American Film Institute conta com um acervo enorme de filmes, curtas e demais produções cinematográficas.


27 - USC Cinematic Arts

O USC Cinematic Arts é um canal da Universidade do Sul da Califórnia. Nele, você pode acompanhar junto aos estudantes os lançamentos mais recentes da indústria cinematográfica.

Sobre música e dança:

No canal do Anaheim Ballet você pode assistir aos mais belos espetáculos de balé do mundo todo.

Confira os melhores vídeos de orquestras, balés e entrevistas com músicos do mundo todo.

Pense num canal inteiramente voltado à música: assim é o Dance Channel TV. Todos os estilos são contemplados pelos vídeos e, além das danças, você pode assistir às entrevistas, conferir histórias de dançarinos e muito mais!

Sobre tecnologia:

31 - Wired
O Wired tem vídos sobre temas "geek", como cinema e quadrinhos, e tecnologia.

32 - MIT
O canal oficial do Massachusetts Institute of Technology conta com diversos vídeos sobre inovação, tecnologia e engenharia.

33 -  Edutopia
No Edutopia é possível aprender muito sobre o uso da tecnologia na educação.

34 - Gizmodo
O Gizmodo, como ele mesmo diz, "não é um site tradicional sobre tecnologia": seu canal no YouTube apresenta vídeos sobre a influência da tecnologia na educação e nos demais elementos cotidianos, mostrando a interação entre eles.

Para aprender um pouco de tudo:

35 - TED Talks
Nas TED Talks, palestrantes falam sobre temas que tenham alguma importância social. Desde histórias de vida inspiradoras até discursos sobre sucesso profissional são feitos, fazendo com que quem os assiste possa aprender um pouco de tudo.

Criado por Salman Khan, o The Khan Academy é considerado por muitos como o futuro da educação. O canal disponibiliza videoaulas sobre todas as disciplinas. A missão da Khan Academy é promover a educação global para todos, onde quer que essas pessoas estejam.

Aprenda sobre história, geografia, física, astrologia e várias outras disciplinas com o canal do Discovery Channel.

Uma das melhores formas de aprender sobre o mundo é conhecendo a história de pessoas que fizeram e fazem mudanças importantes nele. É justamente isso que o Biography Channel faz: oferece vídeos com biografias de pessoas influentes.

O canal do Prêmio Nobel disponibiliza discursos e entrevistas com vencedores de várias edições.

A Universidade de Stanford, uma das mais bem conceituadas do mundo, disponibiliza gratuitamente algumas de suas aulas no seu canal no YouTube.

Aprenda sobre psicologia, ciência, tecnologia, educação e outros conteúdos com o UC Berkley, um canal daUniversidade da Califórnia.

Desde aulas de culinária até técnicas para exercícios físicos: o Expert Village é um canal que disponibiliza vídeos no estilo "como fazer", tornando o aprendizado bem mais prático e dinâmico.

Assista à aulas, palestras e discussões feitas pelos professores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

O Wellcome FIlm é um canal que conta com mais de 800 vídeos - a maioria de procedimentos cirúrgicos. Além desse, outros temas bastante comuns são estilo de vida e acontecimentos históricos.

A Universidade de Los Angeles - Califórnia oferece cursos online grátis sobre vários assuntos. Vale a pena conferir.

Assista à videos de algumas aulas da Universidade de Houston, nos Estados Unidos.

47 - The CIA
Quer aprender a cozinhar? O The CIA tem vídeos sobre culinária que definitivamente podem ajudá-lo com isso.

A missão do canal do projeto It Gets Better é mostrar para jovens que sofrem algum tipo de discriminação (física, de gênero, etc) que mudanças estão acontecendo e, ao mesmo tempo, orientar as pessoas de modo que esses comportamentos não se repitam.

49 - UCTV:
Canal da Universidade da California totalmente grátis onde qualquer pessoa pode assistir a vídeos de aulas e palestras.

Aprenda sobre cultura, ciências, sociologia e muito mais com o canal do Museu de Burke.


Confira formas de incentivar a leitura nas suas aulas

Uma das maiores dificuldades dos professores é estimular a leitura nos seus alunos. Se esse é o seu caso, confira 5 formas de usar as suas aulas para incentivar os estudantes a ler.


Uma das maiores queixas de alunos e professores diz respeito a leitura: de um lado os docentes reclamam da falta de interesse dos estudantes. Do outro, os alunos dizem que os livros escolhidos pela escola são chatos ou que ler é entediante. Como resolver esse problema? É praticamente impossível determinar uma solução absoluta, entretanto, existem algumas atitudes que professores  podem tomar em sala para tornar suas aulas mais interessantes. Confira:


1 – Escolha algo que você gosta

Leve para a sala de aula um capítulo de um livro que você gosta. Ao levar uma leitura pela qual você mesmo se interessa, as chances de demonstrar a sua empolgação e contagiar os estudantes com ela são bem maiores do que com uma obra que lhe seja indiferente.

2 – Torne o ambiente propício

Geralmente, o melhor lugar para ler é silencioso e tranquilo. Escolha um ambiente propício para a sua aula! Lembre-se de que a sala de aula não é a única opção: explore os demais espaços do colégio, estude com a direção a possibilidade de fazer excursões para parques e dar aulas ao ar livre... Enfim: permita-se inovar e crie o ambiente ideal para seus alunos.

3 – Use a música ao seu favor

Nós dissemos que ambientes silenciosos costumam ser melhores, mas isso não precisa ser uma regra. Muitas vezes a música pode dar um clima de tranquilidade para a aula, fazendo com que seus alunos sintam-se mais relaxados e à vontade e tornando assim o aprendizado mais prazeroso.

4 – Estimule trocas

Estimule a criação de uma rede de trocas de livros entre seus alunos. Destine, por exemplo, uma aula apenas para que eles levem seus títulos e emprestem aos colegas, além de um horário para que quem se sinta a vontade conte sobre o que leu e crie uma discussão com os colegas.

5 – Crie discussões

Pergunte aos seus alunos sobre quais temas eles gostariam de ler, peça sugestões... Enfim: faça com que os estudantes percebam que o hábito da leitura é prazeroso e que as suas aulas são um espaço aberto.


sexta-feira, 2 de maio de 2014

YouTube Edu Está em Busca de Professores Talentosos

Google e Fundação Lemann procuram educadores para contribuir com videoaulas que abordem temas do ensino fundamental.

Professor, quer aumentar o alcance das suas aulas? O YouTube Edu pode ajudar. Durante o Transformar 2014, a empresa divulgou uma nova campanha para incentivar educadores que tenham talento e estejam dispostos a se tornarem conhecidos na web. O convite é para que essas estrelas das salas de aula contribuam com videoaulas que contemplem especificamente temas do currículo do ensino fundamental.

O YouTube Edu está no ar desde novembro, mas até agora ele vinha concentrando apenas videoaulas focados em temas das áreas de exatas e biológicas para o ensino médio. Mas agora, com a ampliação de temas e séries, a perspectiva é que as aulas cheguem a mais pessoas – tanto alunos, que buscam a plataforma para tirar dúvidas, quanto outros professores, que procuram melhorar suas práticas.

crédito floral_set / Fotolia.comYouTube Edu está em busca de professores talentosos
 
Para fazer parte dessa nova chamada para educadores, os interessados têm que já possuir um canal com vídeos e submetê-lo à campanha por uma ficha de inscrição. Depois de inscritas, as videoaulas passarão por uma avaliação da Fundação Lemann para só então fazer parte do YouTube Edu. Com isso, a plataforma se torna um espaço de conteúdo curado do ponto de vista pedagógico.

Fazendo parte do canal de educação, os professores ganham visibilidade, pois conseguem ter um aumento significativo nas visualizações dos seus conteúdos. Desde de o lançamento, alguns canais cadastrados já aumentaram sua audiência em até 70%.

EXPERIMENTAÇÃO
O canal de educação do YouTube fez parte da sala de experimentação do Transformar 2014, espaço onde o público tinha a oportunidade de entrar em contato com recursos digitais, tecnológicos, games e plataformas adaptativas. Outras ferramentas da empresa como o Google Apps for Education e o Google Cultural Institute também estavam lá, reforçando a ideia de que os educadores precisam conhecer e se apropriar das novas tecnologias.

“Existe muita coisa legal na internet que as pessoas não conhecem. Queremos mostrar nossas ferramentas e conteúdos para os professores para que eles se apropriem e se empoderem disso, que ele levem cada vez coisas mais interessantes para suas aulas”, Rodrigo Abdalla, gerente de marketing do Youtube/Google.

Fonte: Porvir