Uma das maiores dificuldades dos professores é estimular a leitura nos seus alunos. Se esse é o seu caso, confira 5 formas de usar as suas aulas para incentivar os estudantes a ler.
Uma das maiores queixas de alunos e professores diz respeito a leitura: de um lado os docentes reclamam da falta de interesse dos estudantes. Do outro, os alunos dizem que os livros escolhidos pela escola são chatos ou que ler é entediante. Como resolver esse problema? É praticamente impossível determinar uma solução absoluta, entretanto, existem algumas atitudes que professores podem tomar em sala para tornar suas aulas mais interessantes. Confira:
1 – Escolha algo que você gosta
Leve para a sala de aula um capítulo de um livro que você gosta. Ao levar uma leitura pela qual você mesmo se interessa, as chances de demonstrar a sua empolgação e contagiar os estudantes com ela são bem maiores do que com uma obra que lhe seja indiferente.
2 – Torne o ambiente propício
Geralmente, o melhor lugar para ler é silencioso e tranquilo. Escolha um ambiente propício para a sua aula! Lembre-se de que a sala de aula não é a única opção: explore os demais espaços do colégio, estude com a direção a possibilidade de fazer excursões para parques e dar aulas ao ar livre... Enfim: permita-se inovar e crie o ambiente ideal para seus alunos.
3 – Use a música ao seu favor
Nós dissemos que ambientes silenciosos costumam ser melhores, mas isso não precisa ser uma regra. Muitas vezes a música pode dar um clima de tranquilidade para a aula, fazendo com que seus alunos sintam-se mais relaxados e à vontade e tornando assim o aprendizado mais prazeroso.
4 – Estimule trocas
Estimule a criação de uma rede de trocas de livros entre seus alunos. Destine, por exemplo, uma aula apenas para que eles levem seus títulos e emprestem aos colegas, além de um horário para que quem se sinta a vontade conte sobre o que leu e crie uma discussão com os colegas.
5 – Crie discussões
Pergunte aos seus alunos sobre quais temas eles gostariam de ler, peça sugestões... Enfim: faça com que os estudantes percebam que o hábito da leitura é prazeroso e que as suas aulas são um espaço aberto.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário