quarta-feira, 14 de maio de 2014

Conheça 7 Habilidades Tecnológicas Fundamentais Para Professores



A tecnologia, já tão presente no nosso cotidiano, deve ganhar ainda mais espaço em ambientes educacionais. Conheça as habilidades tecnológicas fundamentais que se espera dos professores.

Existem várias formas de incluir efetivamente a tecnologia 
na educação e na rotina dos educadores


A tecnologia está cada vez mais ligada às nossas atividades diárias, e você, professor, já deve ter notado a quantidade de alunos que não largam seus celulares e tablets sequer durante as aulas. No entanto, você já pensou que existem várias formas de incluir efetivamente a tecnologia na educação e na rotina dos educadores? Veja a seguir quais são elas: 

1 – Pesquisar na internet
Talvez você esteja pensando que já sabe fazer buscas e que essa é uma tarefa fácil, no entanto muitas pessoas dizem não ter conhecimento sobre técnicas de pesquisa básicas como usar palavras-chave e trechos de artigos. Usar as buscas da internet de forma eficiente colabora com a expansão de conhecimentos pessoais e a aquisição de novas informações.

2 – Noções do Pacote Office
Dominar o uso de programas como o Power-Point e o Word garantem não só um trabalho mais prático e organizado, mas também apresentações e aulas mais dinâmicas, que atraem o olhar dos alunos. Caso você não queira adquirir uma licença de softwares pagos existem outras opções, como o Google Docs.

3 – Estar disposto a acompanhar as mudanças tecnológicas
Com a tecnologia é assim: num dia você domina tudo sobre um programa ou aplicativo, no outro ele já está obsoleto. É por isso que você nunca deve se dar por satisfeito ou parar de aprender sobre as novidades tecnológicas. Tal como você provavelmente fala aos seus alunos, “busque sempre conhecimento”.

4 – Redes sociais, blogs e vídeos
As redes sociais podem ser ótimas formas de se comunicar com seus estudantes. Criar grupos para salas de aula, trocar tuítes, compartilhar fotos e postar vídeos das aulas são ações simples que tornam o aprendizado bem mais dinâmico e atraente.

5 – Aplicativos para celular
Você já deve ter percebido que é cada vez maior o número de alunos que não larga dos seus celulares nem durante as aulas. Por que, então, lutar contra isso? Como diz o ditado, “se não puder vencê-los, junte-se a eles!”: existem diversos aplicativos relacionados à disciplinas escolares que podem ser usados para melhorar a sua aula, e você pode conferir uma lista de vários deles aqui.

6 – Comunicar-se por e-mail
Fáceis, rápidos e práticos, os e-mails têm sido a melhor forma de se comunicar com estudantes e pais. Para garantir um bom uso dessa ferramenta, organize a sua caixa de entrada e separe as mensagens pessoais das profissionais. Além disso, é essencial que você saiba escrever um bom e-mail que transmita todas as informações que você deve comunicar ao destinatário.

7 – Armazenamento de arquivos online
Lembrar todos os dias de colocar um pendrive no bolso é uma tarefa bastante difícil para quem ter um cotidiano corrido, além de o risco de perdê-lo ser grande. A solução para esse problema está nas plataformas de armazenamento online, como o Google Cloud e o Dropbox, que permitem que seus usuários armazenem todo o tipo de arquivo em suas contas, podendo acessá-los a qualquer hora e em qualquer computador. Com essas ferramentas, o problema de esquecer o material da aula em casa estará com os dias contados.


Fonte: Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário