terça-feira, 6 de maio de 2014

Entenda como o QR Code pode ser usado na educação

Conhece os QR Codes? São códigos de barras que vinculam informações no meio digital. Aprenda a criar os seus e saiba como usá-los na educação

Você já ouviu falar dos QR Codes? Eles são códigos de barras bidimensionais usados para vincular informações, como textos e cartões de visita, no meio digital. Você provavelmente já viu algum:

Para fazer um QR Code, você pode usar sites gratuitos como o QR Code Generator e o QR Stuff. Neles, basta selecionar uma imagem, link ou contato e clicar em "generate QR Code" para gerá-lo. Simples, rápido e eficiente. O melhor de tudo é que você, professor, pode usar esse recurso na educação. Não acredita? Descubra a seguir de que forma os QR codes podem melhorar a experiência do aprendizado:

1 – Relacionar conteúdo nas aulas

Numa aula sobre a Proclamação da Independência, por exemplo, você pode colocar um QR Code que redirecione o estudante para sites de educação com os fatos históricos que a antecederam. Dessa forma ele conseguirá relacionar fatos e consequências e criará a sua própria linha de raciocínio.

2 – Exercícios complementares

Que tal dar uma aula e, no final, passar uma lista de exercícios complementares usando o QR Code? Isso será bem mais rápido e eficiente do que listar tarefas manualmente em lousa, uma a uma.

3 –Material interativo

Numa aula com slides, coloque QR Codes de materiais interativos que complementam o assunto, tais como vídeos e áudios. Assim, os alunos que se interessarem pelo tema dado poderão saber mais sobre ele.

4 – Informações

Você pode usar os QR Codes para dar informações importantes do curso, as regras, lista de leitura obrigatória e até mesmo feedbacks aos seus alunos.

5 – Contato com os pais

Cartões de visita no papel são ultrapassados! Relacione suas informações de contato, tais como e-mail e telefone profissional, em um QR Code e mostre-o aos pais. Dessa forma eles terão a mão todos os dados que precisam para esclarecer eventuais dúvidas e a comunicação será mais fácil.

6 – Divulgação de documentos

Criou um documento importante? Não o imprima: coloque um QR Code nele e peça para que seus estudantes o visualizem e façam o download.

7 – Lições interativas

Quando você passar exercícios aos seus alunos, experimente pedir para que eles fotografem as respostas e te entreguem apenas o QR Code (junto aos seus nomes, claro). Muitas vezes, a diferença entre uma sala de aula entusiasmada e uma desanimada está no uso de tecnologias simples como essa.





Fonte: Universia Brasil
 

Um comentário:

  1. Nós utilizamos dessa maneira. Clique no link e veja no blog da EEFM Patronato Sagrada Família.

    http://patronatosagradafamilia.blogspot.com.br/search?q=c%C3%B3digos

    ResponderExcluir