segunda-feira, 7 de julho de 2014

Como Orientar Seu Filho a Usar a Internet de Modo Seguro

 
Guia para você proteger seu filho dos perigos da rede
 
 
Cabe aos pais orientar como deve ser a navegação na internet
 
Segurança, na internet, é colocada em risco, quando: a) o menino de nove anos gosta de postar fotos dele com a família; b) um de seus amiguinhos configura o perfil, dizendo ser mais velho só para atrair as amigas da irmã, de 14 anos; c) ela, por sua vez, usa a rede social para marcar encontro com um desconhecido; d) a amiga dela não quer ir junto, pudera! Ela ainda se recompõe da perseguição de um "stalker", na web.
 
Essas são situações criadas com alguns dos resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil, que entrevistou mais de 1500 crianças e jovens, em 2012. Ou seja: 86% dos entrevistados possuem perfil com foto na internet, 23% já usaram a rede para contatar desconhecidos e 22% já passaram por uma situação constrangedora. Conclusão? "Não são apenas amigos que navegam na internet", lê-se na cartilha da SaferNet Brasil (www.safernet.org.br), que defende os direitos humanos na internet. "Por isso, deve-se ter atenção e cuidado ao navegar".

Como ninguém sabe ao certo o que fazer, cada família (e escola) opta por um modo de conduta. "O comportamento deve ser idêntico ao que se assume em sociedade", recomenda Luciana Allan, do Instituto Crescer. "Se existem direitos e deveres em casa e na escola, também existem na rede", confirma Juliana Cunha, da SaferNet Brasil. E, mesmo na ausência de uma ética instituída, existe o bom senso. "Segurança, na internet, é tarefa a ser resolvida por pais e professores", aponta Sonia Bertocchi, do blog Lousa Digital. A seguir, dicas que orientam pais (e professores) em nome da navegação segura de filhos (e alunos) na internet.
 
 
Para  saber mais clique na imagem abaixo:
 
 
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/como-orientar-seu-filho-usar-internet-modo-seguro-761462.shtml
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário