quinta-feira, 17 de julho de 2014

Microsoft Mostra Funcionamento de Tradutor Simultâneo do Skype

 
 
A Microsoft aproveitou o Worldwide Partner Conference, evento anual com parceiros, para mostrar um dos recursos mais interessantes para o Skype: a tradução automática e quase simultânea. A ferramenta ainda está em fase de desenvolvimento, mas já se mostra promissora para permitir que duas pessoas que falam línguas diferentes se comuniquem.
 
No palco, a Microsoft tinha um executivo britânico, Steve Clayton, falando em inglês e uma outra representante, Melanie Schoebel, falando em alemão. Percebe-se claramente que há algumas falhas de compreensão e outras de tradução. Por exemplo, em determinado momento, é dita a palavra “partner” (“parceiro”), que é compreendida pelo sistema como “Palm OS”, finado sistema operacional móvel, gerando risadas dos presentes.
 
 
        
 

Contudo, de uma forma geral, foi possível para o público que não entende alemão entender o que era dito no idioma germânico. Já para quem não sabe inglês, a tradução contrária também foi capaz de transmitir a informação com alguns sobressaltos, mas de forma eficiente como um todo.
 
O sistema funciona de uma forma simples: o usuário fala em seu idioma nativo e, conforme a frase vai se formando, o sistema recebe e interpreta a informação, traduzindo-a da melhor maneira possível. Em seguida, um sistema automático de voz repete a mensagem, agora no idioma final.
 
A expectativa da Microsoft é lançar o serviço até o final deste ano para o usuário final que quiser se comunicar com pessoas que falam outros idiomas.
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário